Entrevista com escritora Andressa Andrião

Olá leitores!O Jornalismo na Alma entrevistou a autora Andressa Andrião e as respostas você confere agora. Ela escreve a série Luz da lua e além disso faz desenhos lindos demais. Quando bati o olho no livro dela me apaixonei e estou lendo. Em breve resenha dele aqui para vocês.




Sobre o livro
Ela estava sem memória e sozinha, perdida em uma floresta durante uma noite de lua cheia em que os lobos uivavam perigosamente. A única informação que tinha sobre si mesma estava em um bilhete borrado pela chuva que dizia que seu nome era Alissa.

    Quando jurara que se tornaria comida de lobos, ele aparece. Um rapaz que em seu primeiro momento parece ter vontade de matá-la, mas logo em seguida resolve misteriosamente salvar sua vida e cuidar dela até que alguém apareça em sua procura. 
    Por mais que tivesse expectativas, ninguém nota seu desaparecimento, levando-a a ter que morar com aquele rapaz repleto de segredos, que ela conhece na floresta. Com o tempo um romance começa a surgir entre eles, mas ainda havia um mistério: um homem misterioso e atraente que desenvolve um interesse imediato por ela. 
    Alissa então descobre que sua perda de memória não era exatamente o que ela imaginava e que o mundo era muito mais cheio de mistérios e magia do que ela imaginava ser.

Entrevista

Jornalismo na Alma-Qual a sensação de ver seu livro publicado?

Andressa Andrião-É uma das melhores sensações que já senti em toda a minha vida! Meu sonho é ser escritora, então parece que um pedacinho dele já começou a ser construído. Tem muito chão pela frente, mas o importante é ter dado o primeiro passo.

Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro?
Andressa Andrião-Não sei dizer muito bem como surgiu, mas acho que foi quando eu estava no segundo colegial e apareci com uma história sobre um mundo fantástico. Quanto mais pensava nela e a detalhava, mais sonhava com escrevê-la e publicá-la (nunca a coloquei no papel por ter medo demais de estragar... Achei-a tão maravilhosa que resolvi ganhar experiência antes!). Não era o livro Memórias da Lua Cheia... (Risos). Mas acredito que o sonho surgiu ali.

Jornalismo na Alma-Como você configurou as personagens do livro? 
Andressa Andrião-Para falar a verdade, eu não configurei. Eles se configuraram sozinhos. Parece loucura dizer isso, mas aquelas criaturinhas parecem ter vida própria! Meus novos personagens simplesmente surgem enquanto desenho e, de repente, ganham vida também. Nem eu sei direito a reação de cada um até começar a digitar. Tudo bem, sei mais ou menos o comportamento e o que vai acontecer nas cenas, mas... Tudo sai sozinho e a reação deles está fora do meu controle. Já cheguei a criar uma cena onde algo aconteceria, então comecei a escrever e outra coisa aconteceu. Quando terminei o capítulo até falei: “Droga, Seth, assim você acaba com a minha vida!”. Tenho sempre que remodelar meu roteiro por causa deles, mas acho que é muito melhor assim, fica mais natural.
O mais importante é que essa loucura é o que existe de mais lindo no mundo inteiro! Fico emocionada quando penso em como eles são reais.
Alissa e Seth- feitos pela própria autora

Quem quiser saber mais sobre personagens basta clicar AQUI!


Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para escrever Memórias da Lua Cheia?
Andressa Andrião-Demorei dois anos! O cursinho me atrasou muito e a faculdade também. Não posso, contudo, por toda a culpa nos estudos. Modelar a história foi realmente difícil! O importante foi que adquiri muita experiência no processo. Tive praticamente que reescrever um terço do livro quando cheguei na metade, mas... Tive ideias milhares de vezes melhores do que as originais! Fiquei feliz com o resultado final e a história completa ficou melhor do que eu imaginava! Tenho certeza de que no processo de escrita dos próximos livros vai ficar ainda melhor.

Jornalismo na Alma-Como surgiu a escolha do nome do livro?

Andressa Andrião-A escolha foi quase que imediata. Foi a primeira ideia que me veio a cabeça quando tentei nomeá-lo, mas combinou. Talvez não faça tanto sentido no início, mas com decorrer da história, principalmente nos próximos livros, vai haver uma explicação bem plausível. O que acredito que ficará mais confuso para os leitores que tentarem entender a fundo vai ser: “Por qual motivo todos os títulos tem “Lua” no nome? O foco principal da história são os feiticeiros e não os lobisomens!”. Eu tenho uma explicação plausível para isso, mas é um spoiler. Vocês vão ter que esperar para ver!



Jornalismo na Alma-A série será composta por quantos livros? Já trabalha em algum outro? Se puder adiantar algo para os leitores, ficaremos felizes.

Andressa Andrião-Eu estava com tanto medo dessa pergunta...! A série era para ser composta de três livros, no entanto ocorreu um imprevisto de tamanho. Como não quero lançar um livro muito maior do que o primeiro, tive que dividir os próximos... A previsão é de 4 ou 5 livros, mas nada realmente definido.
Quanto a já trabalhar em algum... Estou chegando na metade do segundo e tenho certeza de que acharão muito melhor do que o primeiro! Até eu tenho conseguido me prender mais na história e escrever com maior rapidez. No segundo livro teremos uma Alissa não tão confusa e muito mais confiante. Com o que descobriu no primeiro volume ela já começa a entender o que deve fazer e traçar a sua caminhada. Dá para ver o quanto ela muda e isso já deixa a história muito mais emocionante! Sem contar que temos a chegada de uma “inimiga” que vai, não só colocar a vida deles em perigo, como também se apaixonar por um de nossos homens principais (que eu não vou dizer qual é). Vai haver uma “disputa” naquele triângulo amoroso já tão complicado.

Jornalismo na Alma-No seu blog os leitores podem conhecer melhor os personagens. Quem faz os desenhos?

Andressa Andrião-Eu mesma faço os desenhos! Desde criança sou apaixonada por mangás, por isso aprendi a desenhar nesse estilo. Adoro isso porque assim sou capaz de vê-los coloridos e com vida e apresenta-los ao mundo mais ou menos da forma que eu os vejo! Lógico que também deixo a mente dos leitores traçarem-nos da maneira que eles mesmo desejarem, portanto não se incomodem com o que eu desenho. (Digo isso principalmente porque tem sempre um ou outro personagem que nunca sai da maneira que desejo, como é o caso do Scorpio...).

 
Confira mais desenhos da autora - AQUI

Jornalismo na Alma-Sobre qual tema escreveria um outro livro? Por quê?
Andressa Andrião-Bem, é difícil dizer o tema específico porque já tenho mais ou menos oito histórias na cabeça e cada uma bem diferente da outra... Apesar de quase todas serem fantasia. Porém o que realmente planejo escrever depois que terminar esta série, é um romance que envolve personagens cristãos e o modo como a vida de alguém pode ser mudada ao encontrar amigos, um grande amor e conhecer a Deus. (SIM, foge muito do estilo de Memórias da Lua Cheia, mas gosto de variar). O motivo de ser o próximo tema é que, por diversos motivos, essa história começou a ficar bastante parecida com a minha vida e eu acredito que deva agradecer a Deus por tudo o que ele fez por mim.

Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar seu livro? Como  superou essa situação?
Andressa Andrião-Hm... Acho que a maior dificuldade está sendo agora com a divulgação, algo que não dá para dizer que já foi superado. A primeira editora para a qual enviei o livro, já o aprovou, então com a escolha da editora não tive problema. O único problema que realmente acredito ter superado é o medo da reação dos leitores. Mesmo que eu não consiga fazer sucesso, vou continuar escrevendo, nem que seja para deixar tudo guardado dentro da gaveta.

Jornalismo na Alma-Quem fez a escolha da capa? O que achou do resultado final?
Andressa Andrião-A editora me mandou duas opções e eu logo de cara gostei da que se tornou a capa do livro. A outra também era muito bonita, mas não achei que combinava de verdade com a história... Se fosse o segundo livro da série, é provável que eu tivesse escolhido a outra.

Jornalismo na Alma-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram as obras?
Andressa Andrião-De verdade? Não sei. Poucas pessoas leram até o momento e, as que leram, não foram por completo, além de serem amigos ou familiares muito próximos. Como o livro foi publicado muito recentemente, também não encontrei ninguém de fora que o tenha lido, então ainda estou ansiosa esperando o resultado (e a espera é bem difícil).

Jornalismo na Alma-Qual seu gênero literário favorito? Por quê?
Andressa Andrião-Amo fantasia e romance! Fantasia porque... Sei lá! Acho que é um escape da realidade. Algo maravilhoso que eu queria viver, mas não é possível. O mundo real é um lugar tão... Cinza! Uma vez até brinquei com um amigo dizendo que preferiria um dragão cuspindo fogo em minha casa do que um ladrão pulando o muro. Ia ser bem mais divertido!
Quando a romance... Sou uma romântica incorrigível. Apesar de não acreditar em amor a primeira vista, acredito no amor eterno. Mesmo que muitas vezes me passe pela cabeça que isso também é bobagem, eu sei que, quando é amor, aquilo te seguirá pelo resto de sua vida. Por isso que este sentimento tão valioso torna um livro rico e maravilhoso.

Jornalismo na Alma-Se pudesse conhecer um personagem de ficção, qual seria? Por quê?
Andressa Andrião-Ah! Que pergunta difícil! Existem muitos personagens que eu adoraria conhecer, mas acho que no momento eu escolheria a Hermione Granger de Harry Potter. Preciso pedir algumas dicas  para ela sobre como planejar minha vida na faculdade... Sem contar que Harry Potter é um dos livros que tornou minha infância uma época tão especial. Eu adoraria pedir para ela fazer um wingardium leviosa.

Jornalismo na Alma-Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Andressa Andrião-Recentemente a Adriana Brazil tomou o posto de autora brasileira preferida. Só li Outono de Sonhos, mas estou extremamente ansiosa para ler o segundo livro da série. Até um tempo atrás eu não era muito fã de literatura nacional, mas, quando li o livro dela, não conseguia mais parar. Chorei como uma criança em várias partes. O modo de escrita dela é muito leve e não cansa como muitos livros que eu pego nas mãos. Ela é maravilhosa! Um dia desses espero encontra-la em algum evento para pedir um autógrafo. (Risos).

Jornalismo na Alma-Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?
Andressa Andrião-Hm... Cassandra Clare. Instrumentos Mortais a série recente mais fantástica que já li! Nunca imaginei que alguém conseguiria criar uma trama tão envolvente e um mundo fantasioso que pudesse me encantar novamente como Harry Potter foi capaz.

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Andressa Andrião-Hm... Já que acredito que todos passam pela grande fase da insegurança, como eu tenho passado até hoje, minha dica é (meio abstrata e clichê): Um pé na frente do outro e um passo de cada vez. Olhando para frente, mas sem focar demais na quantidade de pedras que tem no caminho. Confiar que o melhor vai acontecer desde que você batalhe. Escrever porque gosta e não porque tem que escrever. Não escrever para os outros, mas para você mesmo. Nunca perder o mais importante: Escrever é o que te faz feliz.
Esse é o meu lema de vida, pelo menos.

Jornalismo na Alma-Qual livro está na sua cabeceira? O que está achando dele?
Andressa Andrião-No momento o livro que está na minha cabeceira é Laços de Espírito, o quarto volume de Academia de vampiros. Estou achado espetacular como todos os demais volumes da série! É uma das minhas séries preferidas, sério mesmo!


Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Andressa Andrião-
Uma pessoa: Meu Pai
Um desejo: Escrever
Um livro: Um amor para recordar
Uma música: Beneath the Surface (Dream Theater)
Uma comida: Berinjela frita
Uma bebida: Suco de Açaí
Uma frase: O importante é seguir em frente
Animal de estimação: Cachorro
Filhos: Fofos
Dinheiro: Necessário
Felicidade: Valiosa
Fama: Assustadora
Religião: Católica
Blogueiros: Simpáticos
Falsidade: Repugnante
Vida: Fascinante
Morte: Tenebrosa
A Lua: Maravilhosa

Sobre a autora
Minha foto
Andressa Andrião, nascida em Araraquara, São Paulo, no final de 1992, começou a escrever aos treze anos, apesar já haver nela um sonho de ser escritora desde mais nova, quando começou a ler os livros de Harry Potter.

Estudante de Engenharia de Computação na USP, está sempre tentando encontrar pedacinhos escassos de tempo para dedicar-se ao amor pelas artes da escrita, do desenho e da música. Seus maiores amores são escrever romances e poesias, desenhar tanto à mão quanto no computador e tocar flauta transversal.
Apesar de acreditar que a vida profissional de engenheira e escritora é um pouco antagônica, não deixa de sonhar com os montes de ideias para novos livros que surgem em sua cabeça a todo momento e com as muitas possibilidades de trabalho no ramo de computação. Fonte: Arquivo pessoal da autora.

Contato
http://serieluzdalua.blogspot.com.br/

È autor ou tem um blog e quer ser entrevistado pelo Jornalismo na Alma? Basta enviar um mensagem pela página Contato através do formulário. 

27 comentários:

  1. Me identifiquei muito com ela, e nossos nomes são quase iguais, só trocar SS por Z *-* rs.. e ela é bem novinha hem, sucesso pra ela! Super merece né? beijos *-----*

    ResponderExcluir
  2. Paloma, eu adorei a entrevista, a capa do livro e a sinopse são maravilhosas e eu fiquei louca pra ler o livro, eu amo séries!!! Vou imediatamente entrar em contato e tentar uma parceria *-* Amei!!!

    ResponderExcluir
  3. Oii!!
    Gostei bastante da entrevista, os desenhos estão lindooos. Acho chato apenas que se trate de uma série, rs, ainda mais porque ela será prolongada em 4 ou 5 livros graças ao tamanho :/. Enfim, a história parece bem interessante e fiquei curiosa para saber por qual motivo os títulos vem acompanhados do nome lua, haha.
    A autora terminou de me conquistar quando citou em "livro" Um amor para recordar, do meu lindo Sparks, haha.
    Beijoo!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista, ela parece ser bem legal, e eu quero a resenha dele aqui viu, amei a capa dele a historia ♥.♥
    bjinhos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista!! É muito legal saber como surgiu a história de um livro.

    Beijos

    Jéssica
    Fashion Jacket

    ResponderExcluir
  6. Olá querida, tudo bem?
    Amei a entrevista com a Andressa, super simpática e esse livro dela á fofo demais né?!!!!

    Beiijinhos da Táta

    http://umdiaacadalivro.blogspot.com.br/
    @umdiaacadalivro

    ResponderExcluir
  7. Olá Paloma,
    Mais uma linda entrevista! Gostei muito da Andressa e do bate e volta que você fez! Engraçado né? Estudante da área de exatas geralmente não gosta muito de escrever/literatura (Digo isso pq meu noivo é engenheiro tb, rs.), muito interessante ver esse amor dela pelos livros e, apesar de nunca ter lido "Memórias da Lua cheia", achei uma história bem bacana (pelo que você escreveu) e fiquei com gostinho e vontade de ler :)
    beijo!

    Ver nas Unhas

    ResponderExcluir
  8. Uaaaaaau.. Mega Entrevista, mas adoreeeeeei! Assim como ela, eu também de cara AMEI a capa do livro (:
    Achei graça quando ela falou que os personagens têm vida própria! Tipo, eu tenho um "escritor" (Marido) em casa e ele vire e mexe fala isso hehehe...

    Enfim, desejo MUITO sucesso pra ela (:

    Bjinhos ;*
    Pâm

    ResponderExcluir
  9. amore eu nao li a entrevista direito o-o
    eu atualizei varias vezes o navegador mas tem palavras que estão saindo da area de psotagem D:

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é lindo, parabéns! Que tal fazer uma entrevista com o pessoal da Crashroom? Eles iriam adorar! beijos

    ResponderExcluir
  11. Amore adorei ela super criativa a historia parece ser otima! beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia essa autora e acho muito interessante essas entrevistas, pois temos o prazer de descobrir novos livros e pessoas maravilhosas. Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  13. Oi Paloma!
    Muito interessante a entrevista. Esse livro parece ser ótimo e a continuação ainda melhor. rs
    Eu também adoraria conhecer Hermione. *-*
    Enfim, amei a entrevista.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  14. Lindo blog, seguindo!!
    bjoos
    estilo vc-perfil

    ResponderExcluir
  15. Adorei a autora! Achei ela muito simpática e a entrevista, como sempre, está ótima. O livro me chamou muito a atenção, não só pela capa que eu achei linda, mas pela sinopse também. E ela citou Academia de vampiros *---* HUAHUHAUAHS.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde :)
    Como vai?
    Gostei da entrevista *-----*
    Ela tem 20 anos e já lançou um livro? Tenho a mesma idade e nada fiz :( kkkkkkkkkkkkkk

    Beijos e cuide-se
    Rimas Do Preto

    ResponderExcluir
  17. NOSSA!!!!Ela é muito jovem e tem uma mente super-fértil,ótima para desenvolver livros esplêndidos!
    Parabéns a ela por esse trabalho maravilhoso,carreira admirável e a você pela entrevista!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Yoo, adorei o livro e a entrevista, a história é realmente interessante, dá vontade de ler ^^

    ResponderExcluir
  19. Olá Paloma!
    Eu tenho parceria com essa autora também, mas ainda não consegui conferir o trabalho dela. Mas ela é super querida e não vejo a hora de ler esse livro!
    Beijos

    Andressa
    http://umiaacadalivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Ameeeeeei a entrevista amiga, eu não conhecia essa autora nem suas obras! Mas amei conhecer um pouco mais sobre ela! Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. OLÁ, OBRIGADO PELA VISITA!!!
    AMEI O SEU CANTINHO!!!
    VOLTE SEMPRE!!!

    BJS....

    ResponderExcluir
  22. Olá!!
    Amei o post!! Ficou muito lindo!! Cheio de imagens! Adoro isso!! Hauhauhauhau.
    As imagens que você escolheu foram muito boas e os desenhos que colocou são alguns dos meus preferidos...! Adorei mesmo!!!
    Espero que goste do livro também!! *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Oi Paloma,
    Muito bacana a entrevista,a capa do livro é linda e a sinopse me chamou a atenção ;)
    Gostei de saber mais sobre a autora e alguns detalhes de criação do livro.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  24. Desse jeito eu fico ainda mais motivada. Tao novinha e já publicou. A históriaparece ser envolvente. Sem contar que a moça é super simpática..
    Um amor para recordar? ajhhhh terminou de me conquistar. rs

    ResponderExcluir
  25. Olá Paloma!!
    Entrei... e o pouco que vi, já me apaixonei!!
    Vou voltar e ler com todo o cuidado e carinho que merece cada postagem feita por você!! (Tô indo viajar)
    Fiquei feliz com visita e seu carinho!!
    Beijos da Coruja e tenha um feliz dia!!

    ResponderExcluir
  26. adorei o blog, já estou seguindo!!

    adorei a postagem! show!
    beijinhos
    http://euvejotudocorderosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Ah, eu também adoro Fantasia e romance.
    Ela parece ter uma personalidade ótima. beijos

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.