Resenha- A seleção- Kiera Cass

by - junho 14, 2013

Olá amores! Venho trazendo para vocês resenha do Livro  A Seleção da autora Kiera Cass. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Companhia das letras. Ele faz parte do selo Seguinte. Vamos conferir?




FICHA TÉCNICA

Páginas: 368
Formato: Brochura
Selo: Seguinte

NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 100

As selecionadas
Por Paloma Viricio
Visão Geral

Qual menina nunca sonhou em ser princesa?Ter um príncipe maravilhoso, uma coroa e todo o conforto de um palácio? Quem nunca, não é verdade? Pelo menos uma vez que fosse sonhou com todo o luxo e requinte da realeza. Só que América Singer, não. Realmente não importava toda essa riqueza, fama e ostentação. A mocinha humilde de cabelos ruivos apenas almejava ser feliz ao lado da família, melhorar um pouco a condição financeira e casar-se com Aspen, um amor que há dois anos vivia as escondidas. “Seus olhos procuravam os meus. Se Aspen procurava dúvida, estava perdendo tempo. Ele era a única certeza na minha vida”p.61.

O livro A seleção pode ser considerado uma distopia, pois fala de um período pós- terceira guerra mundial que afetou muitas pessoas e mudou o futuro de diversas gerações. Os Estados Unidos não é mais uma grande potência, tornou-se Estados Unidos da China e recentemente Illéa, onde a realeza voltou a mandar,é um lugar dividido por castas. Elas vão da Um (Realeza) até a Oito (os mais miseráveis que pode-se imaginar. “Nunca pensei em questionar a ausência de verdades até dar de frente com ela. Por que o rei queria que tivéssemos apenas uma vaga noção dos fatos?” p.231. América pertence a casta Cinco, não é tão miserável como um Sete, mas já chegou a passar muitas necessidades, inclusive fome. “Em breve as folhas das árvores mudariam de cor e nosso mundinho ficaria balançado mais uma vez Cinco bocas e apenas quatro trabalhadores. Sem emprego garantido até o Natal” p.11.  Ela é uma menina apaixonada pela música, portadora de bela voz habita uma família grande onde cada membro possui um dom artístico.
O príncipe Maxon está procurando uma futura esposa. E algumas meninas de Illéa recebem um convite para participarem de A Seleção, promovida pela família real com objetivo de encontrar uma princesa para Maxon. São escolhidas 35 meninas que vão morar no palácio e concorrer a apenas uma coroa e o lugar ao lado do príncipe. América é uma das selecionadas, fica deveras surpresa com a convocação, já que havia inscrito-se para realizar um capricho da mãe e permanecer longe de Aspen após uma briga ocorrida entre os dois.Inicialmente ela odiou Maxon, mas com o passar do tempo adquiri um sentimento forte por ele, a amizade, que talvez transforme-se em algo maior. “Cruzamos o quarto e acabamos na sacada. Batia uma brisa leve e morna,  carregada com o aroma das flores no jardim. A lua cheia brilhava sobre nós intensificando as luzes do palácio e dotando o rosto de Maxon de um brilho misterioso”p.273.

A Seleção é um livro muito instigante de ler. Kiera Cass possui uma escrita gostosa, leve e que faz o leitor viajar por caminhos imprevisíveis. Adorei a ideia dessa distopia, do modo como a autora levou a história, como compôs as personagens. Achei América uma menina doce, valente e humana. Isso é bom, porque já estávamos cansados daquelas mocinhas sentimentais que eram deveras enganas e sofriam como lesmas o livro todo, não é verdade? América é gente como qualquer ser humano normal. Ela tem sentimentos, indecisões, medo, alegria, ama e também sente confusão quando o assunto trata de questões do coração. “Fui tomada pelas emoções.. Sentia saudades, da minha família, e estava cansada de me esconder dos rebeldes. Estava cada vez mais confusa quanto a meus sentimentos por Aspen e Maxon, e não sabia como lidar com aquilo. O jeito mais fácil seria sair. Mas não.”p .339/340.
O livro é muito agradável, não está entre os meus favoritos, mas releria se tivesse a oportunidade. O único ponto negativo que encontrei foi a finalização desse livro um. Como trata-se de uma trilogia, esperava uma final mais instigante para fazer com que o leitor ficasse extremamente louco com a continuação, mas infelizmente não o vi. Ficaram muitas lacunas e espero que a autora consiga preenchê-las com perfeição nos próximos livros. Adorei conhecer Maxon, e lerei o e-book O príncipe, liberado recentemente pela Editora Companhia das Letras/Seguinte, com objetivo de contar um pouco da história através da visão do príncipe. Veremos o que guardam os próximos livros, certo? “Ele puxou meus cobertores com um gesto violento e gracioso ao mesmo tempo. Eu deveria ter reclamado, mas não o fiz. Sua mão estava atrás da minha cabeça, forçando meu rosto na direção dele. Aspen me beijou ardentemente, e tudo o que havia de bom no mundo pareceu voltar à vida”p.317. O próximo livro é titulado de A elite e já foi lançado pela editora.


Design e Diagramação
O que falar da capa desse livro? Simplesmente perfeita...muito bonita mesmo. Não vejo de que forma poderia ter sido melhor. As folhas são em material pólen, agradáveis a visão. As letras e os espaçamentos em tamanhos bons. Em cada começo de capítulo, além da numeração tem o desenho de uma coroinha...muito fofo.

Sobre a autora
Nasceu em 1981, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Formou-se em história na Universidade de Radford, na Virginia, e publicou seu primeiro livro, The Siren, em 2009, em uma edição independente. Beijou aproximadamente catorze garotos em sua vida, mas nenhum deles era um príncipe. Mais informações: www.kieracass.com @kieracass. www.facebook.com/kieracass www.youtube.com/user/kieracass


Licença Creative Commons
O trabalho As selecionadas de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

You May Also Like

23 comments

  1. Já vi muitas resenhas sobre o livro e me parece ser muito bom!
    Beijo

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lominha.

    Já li várias resenhas sobre esse livro e todas me incentivaram a lê-lo. Amei suas palavras e os trechos escolhidos, sou apaixonada por triângulos amorosos e distopias.

    A autora é bem jovem. Gostei dela. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  3. Olá Paloma,
    Eu sou apaixonada por A Seleção, é um livro leve e previsível, mas intensamente encantador. Mês passado li A Elite e hoje estou postando a resenha no blog. <3 Muito amor também essa continuação.

    xoxo
    Camila Márcia
    @camila_marcia
    De Livro em Livro
    Devaneios Fugazes

    ResponderExcluir
  4. Parece ser muito lindinho o livro ^^
    fashion em cores -com

    ResponderExcluir
  5. É um livro que tem a capa linda, mas nunca me interessei pra ler.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tanta gente já falou dessa trilogia que estou ficando curiosa... Adorei sua resenha e todas as outras que li reclamavam do final do livro. Acho que ainda não li por causa disso.

    Beijos!
    http://caheoslivros.blogspot.com/
    http://meumundoecolorido.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua resenha, esse livro parece ser muito bom! :)

    Vim avisar que mudei a plataforma do meu blog pra wordpress, e também mudei o nome. Mas não deixem de visitar! Novo: http://delivroemlivros.wordpress.com/

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Todo mundo fala bem desse livro rs Ele é bem atraente, principalmente essa capa linda, né? *-*

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  9. Fiquei interessada em ler o livro depois que o segundo foi lançado. Só ai, foi que eu vim saber mais a respeito da história e fiquei com bastante vontade de conferir.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro aqui e ainda não li. Fiquei super instigada por sua resenha, acho que é legal esse lance de distopia está bem no auge, entretanto, esse livro deixou a desejar um pouco (no que diz respeito a sua visão em relação ao final), mas eu fico em dúvida se o melhor é ter um gancho enorme para o próximo livro ou uma simples curiosidade. Enfim... Vou ler e ver o que acho.


    Paloma linda, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  11. Oi Paloma.
    A cada resenha que leio de A Seleção, minha expectativa aumenta, espero não me frustar, quero muito conhecer America e Maxon.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é muito intrigante mesmo. Ele te faz querer ler até o fim pra saber o que está acontecendo em Illéa e o que irá acontecer com esse triângulo amoroso. Eu amo o Maxon e não curto o Aspen.

    ResponderExcluir
  13. Que sonho de livro *-*

    Beijos
    macaaverdee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Paloma! Dei uma leve olhada na resenha, mas confesso: não a li por completo. O motivo? Estou com o livro aqui para ler, e não quero estragar a surpresa, sabe? A capa dele é divina, né?
    Pelo visto você gostou do livro, diante da classificação.
    Beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Visite!

    ResponderExcluir
  15. cara sou mt curiosa pra ler esse livro
    mas sei lá tenho o pé atrás sabe
    eu li o ebook mas nao curti nao viu.

    ResponderExcluir
  16. Ah me deixastes com vontade de ler o livro, Paloma. Adoro contos modernos, sabe? Gosto de histórias românticas, com realeza e amores que se despertam "do nada"... deve ser por isso que amo a Jane Austen. Amei a dica de livro e procurarei-o brevemente.
    Beijão <3

    P.S: Amei a capa. Lindona demais.

    ResponderExcluir
  17. Quero muito esse livro, a capa é tão linda e só vejo as pessoas falando bem
    beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Paloma!

    Nossa li O Príncipe e fiquei louca para ler A Seleção! Só de ler o conto da autora, já senti que vou gostar da série, espero poder ter meu exemplar do livro logo :D

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
  19. Estou simplesmente louca por esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Hum...não sei muito o que achar desse livro.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  21. Que linda a resenha e também as imagens. Quero esse livro urgente.
    Xoxo

    ResponderExcluir
  22. Já li esse livro e realmente é maravilhoso, xará. Quero o A elite.
    Beijos.

    ResponderExcluir