Resenha-A Livraria 24 horas do Mr.Penumbra- Robin Sloan

by - outubro 04, 2013

A livraria 24h do Mr.Penumbra
Olá amores! Venho trazendo para vocês resenha do Livro  A Livraria 24 horas do Mr.Penumbra do autor Robin Sloan. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Novo Conceito. Espero que gostem.

FICHA TÉCNICA
Autores: ROBIN SLOAN
Título: A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra
ISBN: 9788581630236
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2013
Edição: 1
Número de páginas: 288
Formato/Acabamento: 16x23x1,9
Peso: 0.40 kg
Preço Sugerido: R$ 29.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: AVENTURA 
Book Trailer: AQUI!

NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 6,0
Diagramação: 10
Nota geral: 8,6 


Livros e mistérios
Por Paloma Viricio
livraria sombria
Visão Geral
Imagine uma obra que fale sobre tecnologia, livros, códigos, suspense, mistérios,amores...Imaginou? Então esqueça tudo que já leu sobre esses assuntos, pois A livraria 24 horas do Mr. Penumbra é um misto de todos eles e algo inédito. “-Não sabia que gente da sua idade ainda lia livros- diz Penumbra. Ele ergue uma sobrancelha. – Eu tinha a impressão e que liam tudo em seus telefones celulares.–Nem todo mundo. Há muita gente que, o senhor sabe...gente que ainda gosta do cheiro de livros. – O cheiro!- repete Penumbra.- Você sabe que está acabado quando as pessoas começam a falar do cheiro.- Ele sorri com isso(...)”p.71/72. 

Clay Jannon é um web designer que sofre com uma recessão econômica, fica desempregado e passa a procurar emprego como um louco para se manter. Ele divide um apartamento com dois amigos, uma empresária e um amante das artes. Inesperadamente o web designer consegue um emprego um tanto enigmático na Livraria 24 horas do Mr. Penumbra durante o turno da madrugada, passa a presenciar e tentar solucionar vários mistérios que vão se desenrolando. “Os balconistas dessa loja seguem essas regras há quase um século e não sou eu quem vai mudá-las agora. Um:você tem sempre de estar aqui das 22 às 6 horas, exatamente .Não pode sair mais cedo. Dois: não pode ler, folhear ou inspecionar de modo algum os volumes nas estantes. Simplesmente apanhe-os para os membros, só isso” p.24.
Solidão
A livraria 24horas do Mr. Penumbra é um livro que quando foi lançado me deixou muito curiosa. Por isso, quando recebi ele fui logo colocando na lista de leitura. Sinceramente esperava muito mais da história apresentada na sinopse e book trailer. Esperava um livro deveras enigmático, até mesmo assustador, mas não encontrei isso. A história de Penumbra e adjacências é misteriosa? Sim! Entretanto, esperava algo completamente diferente do que encontrei quando folheava as páginas e não chegou a me surpreender tanto como gostaria, infelizmente.“-O enigma pode ser solucionado com tempo e dedicação. Não posso contar o que vem junto com a solução, mas basta dizer que muitos devotaram suas vidas a isso”p.44/45.

Mas vale ler A livraria 24horas do Mr Penumbra? Colocando na balança vale, sim! Apesar de ter uma trama diferente da apresentada inicialmente na sinopse e um enredo cansativo (em algumas partes), o autor tem um modo de escrever muito gostoso e a descrição foi a melhor vertente que encontrei no livro. “A casa dela é a toca de um hobbit bibliófilo. Os tetos são baixos, os espaços pequenos,e o local inteiro está repleto de livros.É pequeno, mas não desconfortável. O ar tem um cheiro forte de canela e um aroma suave de maconha”p.108. Também encontramos romance, mas sinceramente o casal não me agradou ou comoveu...muito sem açúcar. Preferia que o autor não tivesse colocado esse romance, já que não o desenvolveu muito bem durante a trama. O final não me agradou muito também, foi meio como o romance...sem grandes emoções. Agora, adorei a forma como o assunto “LIVRO” foi tratado. Quem é leitor vai amar as expressões, reações que só um fã de livros sente e assume ler. A obra é bem legal, mas não entrou para os meus favoritos. “Então,eu falei:”Bem, na realidade eu adoro livros porque eles são os meus melhores amigos”p.110.

Design e Diagramação
As folhas são em material pólen, com letras e espaçamentos agradáveis. Os capítulos são divididos de forma simples. A capa é muito bonita, chama bastante atenção e passa um ar mais misterioso do que o livro realmente apresenta.

Sobre o autor
Robin Sloan

Robin Sloan é de Detroit, estudou economia em Michigan e é coautor de uma revista literária chamada Aveia. Entre 2002 e 2012, trabalhou no Poynter Institute for Media, na Current TV e no Twitter, dando suporte às novas mídias. Sua passagem do mundo da tecnologia para o mundo impresso aconteceu, segundo ele mesmo, numa manhã de terça-feira quando chegou ao clube Grolier — um reduto de colecionadores de livros raros — e apaixonou-se por todos aqueles livros impressos. Fonte: Editora Novo Conceito.


Licença Creative Commons
O trabalho Livros e mistérios de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.

You May Also Like

19 comments

  1. Olá amiga como vai!!!
    Um Bom Fim de Semana...
    Sucesso hoje e sempre!
    Beijão enorme

    http://diferencial2000.blogspot.com.br
    Lojinha:candylandy.loja2.com.br
    http://docesinlove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa!Parece realmente bom,da a impressão de ser um livro que te prende.

    ResponderExcluir
  3. Oi.

    Não conhecia este livro, mas não é meu tipo favorito então não sei se vou ler um dia, mas como sempre leio de tudo um pouco quem sabe. kkkkkkk

    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Paloma!

    Já me inscrevi em um dos teus sorteios... agora é torcer!
    Um ótimo final de semana, claro lendo um bom livro... pode ser este aí. Hehehe

    Abraços, Iris

    ResponderExcluir
  5. engraçado, muitas pessoas dizem o mesmo que você. todo mundo esperava uma coisa e foi outra. mas sabe, fiquei bem interessada pra conferir como é. eu acho a capa tão legal e realmente, a sinopse é de deixar todo mundo curioso. ai ai, essas regras sobre a livraria, não poder ler os livros e o turno também.... ai ai quero saber que mistério todo é esse.

    ResponderExcluir
  6. E essa caveira ai?? rsrs #medo
    Esse livro tem um quê de mistério, logo na capa, no título... Mas pelo jeito a história não é assim assustadora...
    Ah, e sabe que me lembrou a foto da moça olhando pra cidade? A capa do livro Do Seu Lado..
    Beijos meu amor, bom final de semana.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  7. Oi Paloma!

    Não estou muito curiosa pra ler esse livro, não me chama muito a atenção. E só de ver a sua nota de conteúdo me desanimou um pouco :/

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. aaah eu queria um ^^. Adoro mistérios. hehee

    ResponderExcluir
  9. Eu achei lindo esse livro, toda vez que eu via o kit dele ficava babando, todo misterioso e cheio de suspensa.
    Parece ser um livro bom aos meus olhos, apesar de um contraponto ao meu ver.
    Espero que um dia possa ler.
    Amiga, que saudade!
    Abraço!
    :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Paloma!
    Tenho o livro aqui aguardando a leitura.
    Por vezes, quase todas as vezes, não gosto muito de ler as sinopses e orelhas do livro, porque geralmente nos traz uma impressão errada do enredo e o livro acaba sendo uma tremenda decepção. Prefiro ir direto para leitura.

    Que dia cheio de alegria! Receber sua visita trouxe felicidade, obrigada! Quando puder, retorne, estarei de braços abertos para acolher sua atenção!
    Desejo um final de semana repleto de carinho e paz!
    cheirinhos
    Rudy
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
    "A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria."

    ResponderExcluir
  11. Oi Paloma, nossa fiquei desapontada tbm. Achei que ele era muito mais do que isso que você falou. Eu estava esperando poder lê-lo em breve, mas agora me desanimei.

    Beijos, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    já li esse livro e amei, ele é muito bom! Pena que você não gostou tanto quanto eu... Ótima resenha, parabéns!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Paloma.
    Eu comecei a ler esse livro em setembro, mas a leitura não fluiu, não consegui ver sentido em nada, achei tudo muito monótono e sem graça, e acabei abandonando o livro.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  14. Não faz muito a minha praia, mas eu super curti a história, parece legal amiga! ^^ Ótimo final de semana, beijos

    ResponderExcluir
  15. Ele tem uma temática boa, pelos trechos parece ser muito bem escrito, fiquei curiosa aqui também.

    ResponderExcluir
  16. Tentei comentar na postagem de cima, mas não consegui..
    Gente achei muito baratinho o brinco!

    Participe do sorteio, que terá cinco ganhadores, valendo cinco prêmios. Você concorrerá a um lindo papel de Parede (estampa à escolha do ganhador) e outros..Participe!
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=715419098475695&set=a.598790493471890.147978.593476004003339&type=1&theater&notif_t=photo_comment

    curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelPoubel?ref=hl

    Big Beijo ;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir
  17. Acredita que esse livro não me chama muita atenção
    Não sei o porque disso

    Já estou seguindo ;)
    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Como tenho o livro e ainda não li, só li o finalzinho da resenha: você não gostou muito (risos).
    Vamos ver se eu vou gostar ou não vou gostar muito também.

    Um abraço, queridona!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  19. Olá, Paloma.
    Decepção do tamanho da Rússia quando li esse livro.
    Achei muito cansativo. O casal é sem graça e a história toda fala de tecnologia. Foi difícil de entender. Eu que não sou ligado nessas coisas, me senti um ser jurássico.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir