Autor escreve livro infantil sobre criança transgênero

by - março 20, 2017

Em “O Espelho de João”, o protagonista se enxerga como uma menina ao se olhar no espelho e precisa de ajuda para entender a sua identidade

São Paulo, 18 de março de 2017
— A transexualidade é um assunto que, por conta do tradicionalismo do brasileiro e receio de muitos pais, ainda não é amplamente discutido com crianças e adolescentes. Pensando nisso, o escritor e jornalista itaquaquecetubense Ramon de Souza, autor dos livros “Rato Urbano” (2011) e “Meus preciosos contos tristes” (2017), acaba de divulgar seu mais novo projeto, um livro infantil que conta a história de uma criança transgênero.

Batizada de “O Espelho de João”, a obra possui apenas vinte páginas e é recheada de ilustrações de domínio público para prender a atenção dos baixinhos. A história narra o cotidiano conturbado de João, um garoto que não sabe o que fazer após perceber que, ao se ver no espelho, ele enxerga a si mesmo em uma versão feminina. O personagem enfrenta dificuldades sociais e represálias de amigos até encontrar o aliado que finalmente o ajudará a entender e aceitar sua identidade de gênero.

“Por mais que o livro pareça excessivamente polêmico, acredito que é muito importante incluir a transexualidade na literatura infantil. Falar sobre gênero com crianças, diferente do que muitos pensam, não tem nada a ver com sexualizá-las. Quanto mais cedo o indivíduo aprender que o transgênero é algo comum e natural, maiores são as chances dele se tornar um adulto que respeite as diferenças e contribua para uma sociedade mais igualitária”, afirma o autor.

“O Espelho de João” será lançado no início de abril, mês em que é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil (02/04) e o Dia Nacional do Livro Infantil (18/04). Para divulgar o título -- cuja primeira edição será impressa de forma 100% independente --, o autor já está disponibilizando-o na pré-venda por R$10 através de sua página oficial no Facebook e pela plataforma Kickante. “Não é uma campanha de financiamento coletivo. A pré-venda através do Kickante permite ter uma ideia melhor sobre o tamanho do público que o livro terá e imprimir uma tiragem equivalente à demanda”, ressalta. Os interessados em adquirir “O Espelho de João” podem  contatar o escritor em sua página oficial ou visitar a página da obra no Kickante.

Sobre o autor: Ramon de Souza tem 22 anos e é autor de dois livros publicados pela Editora Multifoco: "Rato Urbano" (2011) e "Meus preciosos contos tristes (2017). Também já participou de seis antologias literárias ao longo de sua carreira. Jornalista premiado internacionalmente, acredita que a literatura pode e deve sofrer transformações com o passar do tempo, ganhando uma linguagem mais acessível e abordando temas contemporâneos. Sua marca registrada é a escrita informal, sem firulas, reflexo de sua personalidade caótica e boêmia. Fonte: Assessoria de imprensa do autor.

You May Also Like

6 comments

  1. Gostei da dica Paloma. Aprecio temáticas que tratam com afinco a nossa modernidade. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Tá faltando mais livros assim... histórias assim acontecem na vida real, né? :D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Paloma.
    Esse livro vai dar o que falar hehe. Eu assisto uma série que a personagem principal é transgênera e é um assunto bem dificil mesmo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Olá Paloma,
    Muito bacana o assunto abordado no livro.
    Ótima dica.

    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. OI, tudo bem??
    Nossa, esse livro parece ser INCRÍVEL! Sensacional ele abordar esse tema que é extremamente importante, ainda mais atualmente! Quero muito ler, anotei na minha lista pra procurar o mais rápido possível!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana mesmo abordar um tema, que e tão sério e necessário pra sociedade e acho eu que deve ser um tema pra ser debatido muito mais e ganhar mais espaços...

    ResponderExcluir