Resenha- João e Maria- Irmãos Grimm- Clássicos TodoLivro

João e Maria, filhos de um pobre lenhador, que em acordo com a esposa, decide largá-los na floresta porque a familia não tem mais condições de mantê-los. No caminho pela floresta João e Maria espalham migalhas de pão. As migalhas, que é o detalhe mais conhecido e caracteristico da obra, acabam sendo comidas pelos passáros e com isso João e Mária acabam perdidos na floresta. 
Na tentativa de encontrar o caminho de volta, as crianças encontram uma casa feita de doces e, com fome, começam a comer as guloseimas. São então recolhidos pela dona da casa que se revela uma bruxa. Ela planejava engordar as crianças para depois comer de sua carne. Enquanto João se alimentava e aos poucos engordava, Maria trabalhava na casa para depois ser a próxima. 
Porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam jogando-a dentro do próprio forno. Assim, livres, João e Maria são encontrados pelo pai e voltam para casa levando consigo provisões suficientes para o resto de suas vidas. 
Classificação:

Ficha Técnica
ISBN-13: 9788537600276
Ano: 2007 
Páginas: 20
Idioma: português 
Editora: Todolivro

Notas
Capa: 06/10
Conteúdo: 08/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 75/100

O caminho dos doces
Por Paloma Viricio
Visão Geral
Essa versão de João e Maria que li faz parte da coleção Clássicos Todo livro. É um livro bem curtinho, apenas 20 páginas. Isso li em minutos. Mas digo que cada pedacinho de texto valeu por si só.

Adoro essa trama. Mesmo já sabendo qual é o enredo e o final não me canso de ler. Minha infância foi marcada por contos de fadas. João e Maria foi um deles. É algo que quando lemos trás junto lembranças de quando éramos crianças. Lembro que sempre fui mais gordinha. E minha irmã ficava falando... “Está vendo? Se fossemos nós, você seria comida primeiro”. Eu ficava com uma raiva eterna e puxava o cabelo dela. Coisas de crianças! Só sei que minha imaginação ia longe com toda a trama. Gente, até hoje muito me surpreende a crueldade dessa madrasta das crianças. Oh bicha ruim. E o pior de tudo é que o pai é o típico ‘banana’ que não faz nada e deixa as crianças se lascarem. No final o Zé Mané acaba se dando bem também. É mole? Pilantragem até nas historinhas infantis.



Bom, indico esse livro para crianças que estão começando a alfabetização (Faixa de 05 anos em diante). Possui diversas ilustrações e texto de fácil entendimento o que é um prato cheio. Tenho certeza que os pequenos irão querer ler e reler o livro diversa vezes. Isso é bom porque além de treinarem a leitura vão também pegando gosto pela literatura desde de cedo. Quer coisa melhor? Pode ler sem restrição.

Design e diagramação
A capa do livro é bem fofinha. Amo livros infantis. Ai... as ilustrações do miolo dão um toque todo especial a história. Ficou show!

Licença Creative Commons
O trabalho O caminho dos doces de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.


Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

Um comentário:

  1. Olá Paloma
    Siiiiim esse livro dá uma nostalgia danada dos tempos de criança, acho muito chato ser adulta viu???
    Eu ficava triste por as crianças terem uma madrasta tão megera e um pai tão banana que nem a casa feita de doces me confortava.
    Um clássico para todas as idades e as ilustrações devem ser maravilindas.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.