Resenha- Se eu ficar- Gayle Forman

by - setembro 03, 2014

Forman, Gayle. Se eu ficar/ Gayle Forman; tradução Amanda Moura. – Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora,  2014.
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.*Cortesia: Editora Novo Conceito.


Ficha Técnica
Autores: GAYLE FORMAN
Título: Se eu ficar
ISBN: 9788581635415
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2014
Edição: 1
Número de páginas: 224
Formato/Acabamento: 16x23x1,4
Peso: 0.31 kg
Preço Sugerido: R$ 29.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: ROMANCE
Compra: Aqui.

Notas 
Capa: 10/10
Conteúdo:06/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral:80/100


Uma escolha importante 
Por Paloma Viricio
Visão Geral
Hoje de manhã, saí com a minha família para um passeio de carro. E agora estou aqui, mais sozinha do que nunca. Tenho dezessete anos. As coisas não deveriam ter acontecido dessa forma. Não é isso que deveria ter acontecido com a minha vida”, p.136. A vida é uma caixinha de surpresas que pode desfragmentar a qualquer instante, em um piscar de olhos. Tudo depende de uma escolha...ficar ou não.

Mia é uma musicista que embala os dias com doces melodias produzidas com o violoncelo. Ela é uma adolescente que não se acha parte da família por ser diferente de todos. Mora com o pai, a mãe e o irmão mais novo. Apesar de ter seus próprios gostos, mantém uma relação agradável com os familiares. Namora Adam, musico que tem uma banda de rock e apesar de não compartilharem muitas questões em comum (além da música) o amor fala mais alto. “À medida que me tocava, a agitação interna aumentava, o diapasão emitia vibrações enlouquecedoras, ardentes, descontroladas, até que o meu corpo inteiro estava zunindo e eu, sem fôlego. E quando senti que não poderia aguentar, nem mais um minuto, um turbilhão de sensações se transformou num crescendo estonteante, levando cada parte do meu corpo ao delírio, ao estado de alerta máximo”, p.54. Só que a vida da jovem vira de cabeça para baixo após um passeio que ela faz com a família.

Se eu ficar tem gosto de conto. Um grande e belo conto que mexe com o leitor de diversas formas. Promete emocionar ou fazer secar a última gota de lágrima que alguém possa ter no corpo, mas infelizmente isso não aconteceu comigo. O livro não surpreendeu em alguma parte? Poucas. Na verdade a história não tem nada de inédito, é clichê e já vi algo parecido em outros livros. Não me emocionou como desejava que fizesse, mas isso não fez com que eu não gostasse do livro. “Talvez um pai ou uma mãe levante as pálpebras do filho para tirar algum grão de poeira dos seus olhos, ou talvez o namorado beije as pálpebras da namorada com tanta delicadeza quanto o bater de asas de uma borboleta antes de sua amada cair no sono. Mas as pálpebras não são como cotovelos, joelhos ou ombros que estão acostumados com empurrões e batidas”, p.66.

É uma brochura comum, mas gostei bastante da leitura. Quando fui conhecendo um pouco mais de cada personagem, cada uma foi me conquistando, principalmente Adam e Mia. Eles são muito fofos... como drama, Forman, conseguiu montar uma trama que saciasse essa necessidade do leitor. Confesso que algumas partes me deixaram com nervoso, aquele aperto lá no fundo do peito. Se eu ficar é pura música e isso me deixou muito contente porque amo tudo que seja relacionado ao universo do som. Muitas vezes me senti como Mia, a energia que a música pode passar para uma pessoa é algo indescritível e vi que a autora conseguiu traduzir todo esse amor através da história da jovem. “Adam está chorando e eu choro também, em algum lugar dentro de mim porque finalmente posso sentir as coisas. Não estou sentindo apenas a dor física, mas uma dor por tudo que perdi, e é algo tão profundo e catastrófico que vai deixar uma cratera dentro de mim que jamais poderá ser preenchida”, p.192. Gostei muito do que encontrei nessa trama, porém, acredito que o filme será melhor que livro. Não me pergunte como sei, só sinto...por isso estou ansiosa para o lançamento nos cinemas. Ficaram muitas incógnitas que espero serem dissecadas posteriormente. Se eu ficar é contado do ponto de vista de Mia. A continuação tem data de lançamento prevista para outubro, é titulada de Para onde ela foi e conta o ponto de vista de Adam.
Design e Diagramação
Não gosto muito de livros com capa branca, mas essa ficou muito fofa e não tem como  não amar. As folhas são confeccionadas em material polen., com letras e espaçamentos confortáveis a visão. Em cada página tem uma marca d’água representando notas musicais.

Sobre a autora

Forman começou sua carreira escrevendo para a revista Seventeen em que a maioria de seus artigos, centrada nos jovens e preocupações sociais. Mais tarde ela se tornou uma jornalista freelance para publicações como a revista Details, Jane Magazine, Glamour Magazine, The Nation, Elle Magazine e Cosmopolitan Magazine.
Em 2002, ela e seu marido Nick fizeram uma viagem ao redor do mundo. De suas viagens, ela acumulou uma riqueza de experiências e de informações que mais tarde serviu como base para seu primeiro livro, um diário de viagem que você não pode começar lá a partir daqui: um ano na margem de uma Shrinking World. Em 2007 ela publicou seu primeiro romance para jovens adultos, intitulado de Sisters In Sanity onde ela se baseia em um artigo que tinha escrito para a revista Seventeen. Seu mais recente romance If I Stay (Se eu ficar), fez Forman levar vários prêmios, entre eles o Indie Choice Award de 2010.Fonte:Skoob.
Links Relacionados

Confira resenha de outros livros da autora:
Apenas um ano - Gayle Forman

Licença Creative Commons

O trabalho Uma escolha importante de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  



Encontre  Monólogo de Julieta  também no:

You May Also Like

18 comments

  1. Olá Paloma,

    Parabéns pela bela resenha. Gostei muito de suas considerações pessoais sobre a trama. Diante da resenha, creio que eu gostaria da leitura. Vou anotar a dica.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Ai Jesus!Eu estou louca para ver o filme, pela primeira vez estou mais ansiosa pelo filme do que pelo livro, tanto que ainda não li o livro para não ficar comparando.^^

    ResponderExcluir
  3. Que coincidência. Tb subiu resenha sobre esse filme no blog.
    Big beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Você escreve bem demais né?! Reflexo de boas leituras.
    Admirável!

    beijinhos

    http://platinarosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este livro tem sido muito comentado ultimamente, mas não tenho muita vontade de lê-lo no momento.
    Muito bacana sua resenha.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Poxa, que pena que o livro não te agradou muito! Uma amiga minha está lendo e ela disse que chora o tempo todo, aí fiquei muito curiosa para ler, mas não vou conseguir, nem tenho um exemplar. Então a boa será assistir ao filme mesmo amanhã! rs Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    É uma pena você ter achado esse livro clichê, o ponto bom é que os personagens são fofos :D
    A capa desse livro ficou muito legal!
    Gostei da resenha!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  8. Já li muitas resenhas dizendo que esse livro era clichê, ainda assim parece ser uma história bonita e com drama na dose certa que às vezes poderia ser uma leitura bem vinda.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esses tipos de livros tem feito muito sucesso entre os mais jovens (principalmente as mininas :)) ... bom que estimula o gosto pela leitura e o romantismo kkk
    Bjs amiga...segunda é meu niver, passe lá no meu canto

    ResponderExcluir
  10. Ola Paloma,
    Nossa, sua resenha nos mostra uma obra bastante interessante, que passa por outros temas fascinantes! Já anotei aqui na minha lista de livros "desejados".

    Parabéns!

    Obs: Adorei sua presença no meu blog, mas você acabou visitando um que faço "bolão" com os amigos. rsrsrsr.... O blog em que estou desenvolvendo meus trabalhos é seguinte:
    http://portaodoinfinito.blogspot.com.br

    Abraços,
    Flavio Ribeiro

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, eu quero muito ler esse livro <3
    http://palavrasinquebraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Caramba, esse livro deve ser muito bom... já é o segundo blog que visito hoje falando dele... estou muito curiosa para ler. beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Suas resenhas como sempre impecáveis!
    O trailer do filme é bem bonito e acredito que será um filme que fará muita gente chorar.

    O livro não me chamou muito a atenção porque tem tanta gente debatendo e opinando que nunca sei o que pensar sabe? As vezes crio expectativas muito altas para algo que não é tão grandioso assim, mas com a tua resenha dá para notar que o livro é bom, razoável para o padrão mas não tão perfeito como muitos dizem. Agora já estou com expectativas mais baixas para quando eu ler esse livro (ou não) =)
    Valeu a pena esperar

    ResponderExcluir
  14. Esse livro tá tãaao comentando que tô com vontade de ler. Mas sem grandes expectativas e sua confirmou que tô certa, melhor ler sem esperar muito.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa, eu achei esse livro ótimo. Li a edição antiga e me apaixonei pelo Adam, a música e tudo mais. Não vejo a hora de ler a continuação e já vi o filme, muito bom e fiel ao livro.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Paaaolaa!
    adorei a resenha!
    o livro realmente é pura música! adoro qualquer coisa que envolva o amor pela música e como ela pode nos mudar!
    adorei sua resenha. eu vi o filme logo na estrééééia, ficou tão fofinho, eles focaram bem mais o romance, principalmente naqueles flashbacks, e não os momentos mais marcantes dela sabe?! mas faz parte... ainda mais que né?! um filme tem que vender!
    NAAAAO AGUENTO ESPERAR ESSA CONTINUAÇÃO CHEGAR! quero para ontem!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  17. Eu até gosto de livros clichês, é bom pra passar o tempo.. adoro uma pitada de romance! Gostei da dica, mas acho que só irei assistir o filme :) rs bjkss

    ResponderExcluir
  18. Amei o post, estou louca para ver o filme!

    ResponderExcluir